GOOGLE ANALYTICS PARA O SEU NEGÓCIO

GOOGLE ANALYTICS PARA O SEU NEGÓCIO - NEW DIGITAL MARKETING

Você conhece a ferramenta Google Analytics? Não? Pois fique sabendo que se você possui um negócio online e não tem essa ferramenta instalada, você está muito atrasado.

 

O que é Google Analytics?

Google Analytics é a ferramenta de audiência do Google, que nos permite capturar dados de navegação dos usuários em nosso site.

Com a ferramenta instalada e configurada corretamente, podemos capturar:

  • Número de visitas ao site;
  • Localização do usuário (país/estado);
  • Tempo de navegação;
  • Origem do tráfego;
  • Dados de comércio eletrônico;
  • Páginas mais acessadas pelos usuários;
  • Dispositivos para acesso (mobile, tablet ou desktop);

As informações citadas acima, são apenas algumas das inúmeras informações que podemos capturar com o Google Analytics.

Existem diversas ferramentas para mensurar audiência de site, mas o Google Analytics é a mais utilizada por ser gratuita, fácil de utilizar e existem diversos especialistas no mercado.

VISÃO GERAL GOOGLE ANALYTICS - NEW DIGITAL MARKETING

VISITAS POR ESTADO GOOGLE ANALYTICS - NEW DIGITAL MARKETING

Como é feita a coleta de dados?

Para capturar as atividades que ocorrem no seu site, é necessário que você instale uma tag Java Script no código fonte do seu site.

Quando a instalação da tag é realizada corretamente, automaticamente é feita uma ligação do seu site com os sistemas de processamentos de dados do Google.

Abaixo um exemplo da tag padrão do Google Analytics:

CÓDIGO DE ACOMPANHAMENTO GOOGLE ANALYTICS - NEW DIGITAL MARKETING

Qual a importância de ter o Google Analytics em meu site?

Com a ferramenta devidamente instalada e configurada no seu site, você consegue identificar padrões de navegação, mensurar seus resultados de mídia online, identificar possíveis falhas e erros em seu site, configurar alerta de atividades (clique em um botão específico, download de um arquivo, configurar um funil para mensurar metas).

Vou utilizar o site da New Digital Marketing como exemplo. Para nós é importante saber se a página de serviços tem obtido bastante acesso, mas o objetivo é que os usuários preencham nosso formulário de contato.

É possível informar a ferramenta que nós queremos medir o número de usuários que enviaram o formulário efetivamente. E também podemos criar alguns passos que o usuário precisa navegar, para considerar o envio de cadastro válido.

Utilizando essa informação como conversão, podemos criar diversos modelos de análises com base no objetivo:

  • Medir a efetividade das campanhas online (anúncios no Google, Facebook, ou qualquer outro site);
  • Calcular o ROI (retorno sobre o investimento) das mídias;
  • Identificar os veículos navegados pelos usuários, até o momento do envio do formulário.

Sem uma ferramente de Web Analytics configurada, é praticamente impossível coletar esses dados e realizar análises mais profundas de audiência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *